Qual a diferença entre os produtos de limpeza de uso profissional e de uso doméstico?

 

Os produtos de uso doméstico destinam-se ao manuseio de forma esporádica e intermitente, e os de uso institucional são manuseados por profissionais de forma quase constante ao longo da jornada de trabalho. Os produtos de uso profissional são oferecidos em embalagens 
maiores; normalmente têm um valor unitário (por peso ou quilo) mais caro, entretanto, devido à maior concentração de ativos, apresenta um melhor custo-benefício, com redução final nos custos.

 

No caso da limpeza de condomínios, é recomendado que sejam utilizados os produtos de uso profissional, ou podem ser utilizados os domésticos?

 

A Abralimp recomenda o uso de produtos químicos profissionais homologados pela Anvisa, órgão fiscalizador. A legalidade do produto garante pré-requisitos mínimos de segurança e qualidade. Os produtos profissionais promovem a limpeza, higienizam os locais de muita circulação e garantem a saúde do ambiente. Também é importante que o manuseio destes produtos seja feito de forma correta e de acordo com as instruções, assim, não oferecerão riscos à saúde dos funcionários. Além disso, a utilização de produtos e equipamentos profissionais otimiza o tempo do profissional nas tarefas de limpeza, auxilia na economia de água e energia elétrica e, certamente, reduz os custos.

 

Como faço para deixar meu condomínio em perfeitas condições?

 

Para que o condomínio esteja sempre em boas condições, é importante dar atenção à limpeza de conservação das superfícies das áreas internas e externas. Essa higienização varia de acordo com a sujidade e o tráfego local e, além de necessária, promove um intervalo maior até a realização da limpeza profunda, que necessita da interdição do local e do uso de equipamentos específicos.

Apesar de não haver uma regra em relação aos períodos de limpeza, existe a necessidade da retirada imediata da sujeira para evitar sua impregnação, uma possível infiltração, ou até mesmo a deterioração da superfície de determinados pisos. Os mais porosos e sem proteção, por exemplo, carecem de mais cuidados por serem mais suscetíveis. Dentro de um condomínio, a limpeza é realizada para promover aos moradores mais segurança, conforto e saúde. As operações de limpeza devem também obedecer a uma programação preestabelecida e adequada, por exemplo nas áreas comuns do prédio, como hall, elevadores e escadas, devem ser feitas em horários com menor circulação de pessoas, em outras áreas, como banheiros, a higienização leve e a reposição de descartáveis pode ser realizada em qualquer momento.

 

Qual a diferença entre produtos Desinfetantes, Limpadores, Bactericidas e Bacteriostáticos?

 

Todos os produtos citados fazem parte de uma operação de limpeza completa, ou seja, uma operação de higienização, feita com intuito de tornar um local, superfície ou objeto limpo, saudável e higiênico.

Os produtos LIMPADORES têm a finalidade primordial de remover as sujidades (elementos estranhos às superfícies) e, dependendo de sua composição, podem também eliminar grande parte dos germes presentes. Dessa forma, se desejarmos locais com carga microbiana em nível seguro, devemos aplicar produtos específicos, chamados genericamente de DESINFETANTES.

Os produtos DESINFETANTES também são conhecidos como GERMICIDAS ou BACTERICIDAS e têm a função de matar germes ou bactérias. Já os produtos BACTERIOSTÁTICOS inibem a proliferação de bactérias, sem necessariamente matá-las.

 

Qual a diferença entre a limpeza feita com um produto limpador e com um produto bacteriostático?

 

Ao limparmos uma superfície com um produto LIMPADOR, eliminamos praticamente todos os microrganismos presentes, entretanto, minutos após a aplicação, as superfícies poderão apresentar condições ideais ao desenvolvimento microbiológico, principalmente se o produto LIMPADOR deixou resquícios de sujidades orgânicas. Já ao limparmos a mesma superfície com um produto bacteriostático, criamos um efeito residual pela formação de um filme de proteção, garantindo situação adversa ao desenvolvimento de germes.

 

O Cloro e a água sanitária limpam bem e têm poder desinfetante?

 

Estes produtos, apesar de muito alcalinos, têm pouco poder de limpeza, removem pouca sujidade e descolorem boa parte delas. Normalmente sua ação também resulta em ataque à superfície, ou seja, deixa o local mais sujeito a agregar mais sujeira.
Quanto ao poder desinfetante, é realmente muito eficaz. Porém, como se decompõe muito rapidamente, após a aplicação não deixa nenhuma ação desinfetante residual. Nas situações de aplicação no nosso cotidiano são mais apropriados os produtos limpadores seguidos da aplicação de desinfetantes à base de quaternários de amônia e clorexidina que, além de ter efeito bacteriostático que prolonga sua ação depois de aplicado, não apresentam os efeitos colaterais do cloro ou água sanitária, que costumam também estragar muitas vestimentas de quem os aplica.

 

Gostaria de instalar uma caixa de areia em casa para meu filho brincar. Que cuidados de limpeza devo ter para sua manutenção?

 

Mantenha a areia seca. Isso reduz drasticamente a possibilidade de transmissão de inúmeras doenças causadas por parasitas, fungos e micróbios.

Após o termino das brincadeiras, sempre passe um rastelo fino removendo todos os detritos estranhos do local e cubra a caixa.

Lave periodicamente a cobertura da caixa com produto de boa qualidade para evitar encardimento, sempre com aplicação final de bactericida à base de quaternário de amônia ou clorexidina e deixe secar naturalmente, evitando luz solar.

Revolva periodicamente a areia, passando a do fundo para cima, isto ajudará a mantê-la seca e mais fofa. Durante a operação, inspecione a área a fim de verificar a presença de elementos estranhos, umidade e granulometria.

Em inspeções, se notar a presença de uma poeira fina, você deve eliminá-la por meio do peneiramento. Corpos estranhos notados em inspeções podem ser removidos de forma simples ou, notando-se grande quantidade, pode-se utilizar o peneiramento. Caso o peneiramento não consiga remove-los, troque por areia nova.

 

Como devo instalar uma caixa de areia de modo seguro e higiênico?

 

A caixa que conterá a areia deve ser construída em material impermeável.
A caixa deverá ser lavada, com aplicação final de bactericida à base de quaternário de amônia ou clorexidina, secar naturalmente, evitando luz solar.

Após bem seca, a caixa deve ser preenchida com areia limpa, seca e selecionada com granulometria mais grossa, eliminando toda areia fina.

Providencie uma cobertura impermeável, resistente e de fácil colocação, que deverá lacrar perfeitamente a caixa quando não estiver sendo utilizada, evitando contaminação por sujidades e entrada de umidade.

 

Solicite nossa indicação de produtos.

 

Como conferir se a metragem do papel higiênico descrita na embalagem está correta?

 

Para que possa conferir a metragem do papel pelo peso deve-se ter em mãos a ficha técnica desse produto, normalmente descrita na embalagem, e conferir a indicação de gramatura a ser calculada.

Para o cálculo da gramatura, vamos usar um exemplo: um papel que deve ter 300 m lineares com largura de 10 cm e gramatura de 19 g/m2.

A conta é de 300 metros x 10 centímetros, o que resulta em 30 metros quadrados. Como se trata da gramatura de 19 g/m2, logo os 30 m2 multiplicados por 19 g/m2, resultam em 570 gramas, ou seja, o rolo deve pesar 570 gramas.